CUIDADO, LIGEIRINHO!!

Quero deixar aqui meu repúdio à certas atitudes de alguns motoristas de ônibus, principalmente os de ligeirinhos. Lamentavelmente no dia 06/10/2008 às 17:08hs, ao voltar do trabalho tranquilamente de bicicleta, fui vítima de um quase atropelamento, seguido de agressão verbal e uma tentativa de agressão física com o veículo de placa AOE4070, ônibus número 18L43 da empresa S. Antonio, linha Colombo/CIC.

Placa do ônibus dirigido pelo motorista psicopata.

Motorista psicopata à solta!!

Eu estava na rua do Shopping Muller, a rua paralela a  Avenida Cândido de Abreu, andando tranquilamente pela direita na mão dos carros, ao passar pelos motoristas dos caminhões de mudança que ficam ali estacionados, ouço alguns deles gritarem “cuidado o ônibus atrás”, ao olhar para trás, vi um ônibus vindo a toda velocidade, na dúvida e com medo que me atropelasse resolvi jogar a bike ainda mais pro canto, nisso ele passou raspando sem ao menos diminuir a velocidade, parando logo adiante no sinal vermelho. Passei por ele e bati no vidro da porta fazendo gesto de indignação com a mão esquerda e continuei andando, parando um pouco mais adiante. Nisso o motorista do ônibus abriu a porta e me chamou, fui até ele e falei que ele quase havia me derrubado, ele retrucou já gritando “dava pra passar um caminhão”, eu falei “ce ta louco cara, quer me atropelar seu irresponsavel”, ele me xingou e tudo o mais, e ficamos ali naquela troca de elogios, o sujeito já visivelmente alterado resolve virar o volante, acelerar um pouco e vir pra cima de mim, fiquei apavorado e começei a me arrastar com a bike para a  calçada, enquanto isso, os pedestres que estavam passando por ali e vendo aquela cena,  perplexos começaram a comentar “nossa esse motorista ta louco”, “olha quer matar o rapaz”. Ao alcançar a calçada são e salvo, anotei a placa do ônibus. Ae ele foi embora, e eu fui atrás, no próximo ponto que ele parou, eu ainda tremendo um pouco de nervoso, tirei o celular do bolso e consegui tirar uma foto. Ele partiu, e eu continuei indo atrás, com cautela. Mais adiante no próximo sinal fechado, passei ao lado dele por entre os carros e lhe disse que o lugar dele era na cadeia, ele me xingou de babaca e foi embora.

Foi uma situação estressante, é lamentável ver a que ponto chega a barbárie no trânsito. As empresas de ônibus deveriam dar um treinamento melhor a esses “profissionais”, juntamente com um acompanhamento psicológico, é inadmissível os abusos e as infrações cometidas por alguns desses motoristas.

É preciso mudanças urgentes para acabar com esse tipo de violência no trânsito, chega de impunidade e atrocidades.

Mais paz e respeito.

A rua é de todos!!

16 respostas em “CUIDADO, LIGEIRINHO!!

  1. Meu Deus… que absurdo…
    vc não fez reclamação dele para URBS?
    Deveria fazer, escrever e mandar e-mail para a ouvidoria com a foto que vc tirou que absurdo… Se vc não fizer isso eles continuaram impunes, e continuaram fazendo isso hj e sempre!

    abraço

  2. Refaça a reclamação a cada três dias até obter resposta. Ligue para a empresa se não te responderem nada pela internet. Se mesmo assim não resolver, mande carta para os jornais. Se ainda assim não adiantar nada, junte alguns ciclistas e vá até a empresa fazer uma reclamação pessoalmente.

    Creio que em algum momento a empresa vai te dar alguma atenção. Vá com o discurso de que com esse comportamento, o motorista mancha a imagem da empresa e pode até cometer um crime usando o carro e o nome dela.

  3. Hoje dia 12/11/2008, recebi uma resposta da empresa, respondi novamente perguntando quais foram as medidas disciplinares:

    Prezado Senhor

    Informamos que foram tomadas as medidas disciplinares conforme normas da empresa e da URBS.

    Estamos a vossa disposição para maiores esclarecimentos.

    Auto Viação Santo Antonio Ltda.

    avsa@avsa.com.br

    Telefone: 41-3302-6200
    Fax: 41-3302-6217

    “Antes de imprimir, pense na Natureza”

  4. Tem que mandar o departamento jurídico em cima
    Fazer um manifesto contra as atitudes condenáveis dos motoristas de onibus de Curitiba
    Um manifesto contra a urbs e a prefeitura que não estão educando os motoristas a enxergarem as bicicletas

  5. Cara… muito chato isso!
    Eu sou de SP e já passei por isso tbém e uma coisa eu tentei fazer diferente q antes de falar puto com
    o motorista eu parei na janela e troquei uma idéia na boa.
    Não adiantou muito não … ele disse q eu ia morrer atropelado eheh (só se pessoas como ele fizessem
    o q ele fez) e riu da minha cara ehehe FDP!
    Mas a reclamação foi a primeira coisa q fiz chegamdo ao trabalho e me responderam rapidinho.
    Uma coisa q eu não faço mais é xingar ou brigar qdo essas coisas acontecem pq infelizmente
    já tive amigos q foram apresentados a uma arma na cara em situações como essa.
    INFELIZMENTE coisas como essa ocorrem todos os dias.

    Abraços e boas pedaladas
    Murissocas
    “Vai buzinando q eu vou pedalando”

  6. Absurdo mesmo, eu também fui mal tratada por um cobrador dia 29/11, o ônibus estava muito atrasado e na dúvida se havia perdido o ônibus ou não, perguntei ao coabrador se era o ônibus de 14:20, ele grosseiramente me respondeu que era e que estavam atrasados e que se eu estava com pressa que pegasse um táxi. Perguntei o nome dele e ele virou o crachá pra eu não ler e me respondeu que era Rogério e ainda falou: “Não esqueça hein, é Rogério”, como quem diz: me denuncie, nada acontece mesmo.
    Foi na linha Savóia, no São Bráz. Anotei o número do ônibus e a placa. Fiquei realmente ofendida, pois SEMPRE trato todos com educação e não trato mal motoristas ou cobradores pelo atraso, ainda mais naquela região que tem o Parque Barigui e o trânsito pára mesmo. Eu entendo. Várias pessoas que estavam perto falaram que eu sou muito calma, se fosse um deles dava um tiro no cobrador… Eu resolvi denunciar, apesar do sangue ferver na hora. Mas é verdade, estão todos tão estressados… motoristas, cobradores e alguns passageiros também.

  7. Veja a empresa do ligeirinho ” santo antônio ”

    Sabe da onde é ??

    Colombo,

    Já morei em colombo e sei como é essas pessoas, motoristas

    salvo as pessoas de bem, passo de bike todo dia na ciclovia que corta a candido de abreu e lá estes furam o sinal vermelho. Bike é saúde não desista!!!

  8. bom, pena que no vi isto antes…., mas o negcio o seguinte: as empresas tentam manter um bom contrato com psicologos profissionais para testes com motoristas, alm do treinamento bsico nas ruas. Tudo se tem um motivo, tudo se resolve, mas neste caso, ou em qualquer caso assim, vo deve primeiramente reclamar ligando diretamente pra URBS. Mas deve nunca se esquecer de que o trnsito, o principal responsavel por extresses dos motoristas, eu por exemplo, trabalho com a mesma linha, graas a Deus nunca em horrios de rush, na empresa Redentor, e infelismente ja vi muitos casos assim. Justo quem faz a coisa certa, andar de nibus ou bicicleta, sofre com estes tipos de casos, comuns hoje em dia. Eu amo nibus, conheo todos de minha empresa, chassis….carrocerias…..e tudo mais, mas acho que o sistema atual de transportes de Curitiba e RMC no funciona justo pelo aumento da populao e vandalismos cometidos por FDPs. ^^ ABRAOS

  9. se não tivesse na rua não ia acontecer nada sabe como os motorista de ônibus ele são malucos se você anda na rua e você estiver na frente deles eles não que nem saber

    • Olha, as vezes é melhor ficar quieto do que falar bobagem, mas va lá. Andar na rua de bicileta é um direito de todo e qualquer cidadão, o que não é possível é haver psicopatas dirigindo tranportes públicos e ameaçando a vida das pessoas. Paz sem voz não é paz é medo. Temos que ter cautela sim, e temos que batalhar para haver mudanças e acabar com situações de marginalidade e violência no trânsito, denucniando estes infratores e assassinos da liberdade no trânsito. A rua é de todos. Além das denúncias, temos que cobrar cada vez mais destes governantes e autoridades que estão se afundando num mar sujo de corrupção, descaso e injustiça, e conscientizar todos a exigir segurança e liberdade, o direito de ir e vir.

      Abs.
      Paz.
      _/|\_

  10. a rua ela e feita para todos mais alguns bicicletista não respeita a rua eu estava andando de carro bem tranquilo de-repente o biciclista ele entra bem na minha frente quasse que eu bato o carro no biciclista e ele ficou desesperado e eu disse tem que tem mais cuidado na próxima vez
    eu fiquei muito pré-ocupado também.

    • Biciclista é ótimo, hahaha. Bem caro Tom, quanto a isso é da natureza do ser humano infelizmente, alguns respeitam outros não, uns tem educação e consciência outros não, há os bons motoristas como os maus, os bons policiais como os maus e por ae vai. Sim, tem alguns “biciclistas” que não tem noção de leis de trânsito e alguns pouco infelizmente não respeitam nem pedestres, mas mesmo assim o problema maior é alguém dirigindo um veículo automotor e não ter esta mesma noção de educação no trânsito, pois aí é que mora o perigo, pois o carro é uma arma letal quando usada de forma irresponsável, por isso se ensina a tal de direção defensiva no trânsito, não é por brincadeira, e lembrando BUZINA NÃO É DIREÇÃO DEFENSIVA. O maior sempre deve cuidar no menor. Eu procuro sempre andar pela direita e obedecer toda a sinalização, infelizmente existe alguns psicopatas que se escondem dentro do carro e passam a dirigir perigosamente ameaçando a vida das pessoas, basta ver o jornal e ver o número de vítimas que a inadimplência no trânsito causa. Por isso além de educação no trânsito (tanto para motorista, como para ciclistas e pedestres), é necessário também muita fiscalização e penalidades pesadas, e principalmente uma infraestrutura adequada para que todos os modais utilizem seu veículo preferencial com segurança e tranquilidade.

      Abraços.
      Ciclista Urbano CWB

Deixe um comentário

