WD 40 – A maior furada para lubrificar uma corrente

Super interessante, achei o artigo no site Onde Pedalar.  E pensar que sempre usei como lubrificante:

WD 40 – A maior furada para lubrificar uma corrente

wd40_812681111

Ele parece lubrificante, mas não é. Veja por que.

WD-40 foi desenvolvido nos anos 5o pelos militares americanos para ser usando em mísseis como solvente de corrosão e tira-graxa. Desde então caiu nas graças das garagens americanas como o faz tudo. Ou melhor, desengripa tudo. Até aí ele esta na função dele, tirar o que impede uma engrenagem de funcionar. Mas sua função para aí, se estas partes não precisarem de lubrificantes o problema esta resolvido, mas caso precisem, logo elas estarão secas e as partes em contato direto. As correntes de bike trabalham sobre uma intensa tração e precisam de um lubrificante potente para evitar que metal e metal fiquem em contato direto. O WD-40 ira fazer exatamente o contrário do necessário, ele vai tirar todo o lubrificante existente já que age como solvente. Se você usar óleo de cozinha estará fazendo menos mal a corrente da sua bike do que usando o faz tudo WD-40. Se caso você esteja querendo recuperar uma corrente já na cor marrom de ferrugem, vai lá, provavelmente você ira gastar mais com o WD-40 do que comprando uma nova. Mas depois não esqueça de lubrificá-la depois de tirar a capa de ferrugem. Mas também não há necessidade de exagerar, é muito fácil achar um óleo leve para sua corrente. Se puder usar um sintético, melhor ainda. Mas WD-40 nunca mais.

3 respostas em “WD 40 – A maior furada para lubrificar uma corrente

  1. Encontrei esta resposta num fórum ( http://www.pedal.com.br/forum/wd-40-email-do-representante-explica-usos-corretos_topic53214.html ) achei interessante repassar.

    Recebi este email recentemente do representante do WD 40 no Brasil. Muito importante para todos leiam…

    Agora, sobre sua dúvida:
    WD-40 não “ataca” a corrente da bicicleta, mas a aplicação para este caso, não é indicada, pois o WD-40 é um lubrificante para mecanismos de baixo atrito, como fechaduras, dobradiças, portões… A corrente da bicicleta é um mecanismo de alto atrito e necessita de lubrificação pesada, como graxa.
    Neste caso, o WD-40 deve ser usado somente para a limpeza da corrente, pois ele removerá a graxa. Você pode aplicar WD-40 para limpar e em seguida aplicar o lubrificante específico para a corrente novamente (graxa por exemplo). Se não aplicar o lubrificante pesado, sua corrente ficará sem a lubrificação necessária para um bom funcionamento e poderá ser danificada com o tempo, devido ao alto atrito.
    Na catraca, vale o mesmo procedimento.
    Fazendo uma limpeza com WD-40 sempre qe lavar sua bike, você estará protegendo-a contra ferrugem por mais tempo. Mas não esqueça de lubrificá-la em seguida! (peças de alto atrito).
    Jamais aplique nos freios, isso é altamente perigoso: WD-40 deixa os freios “lisos”!

    Só existe um WD-40 multiusos.
    Limpa e protege peças metálicas, lubrifica mecanismos de baixo atrito(corrente de bike não é de baixo atrito!!!), solta peças oxidadas, libera mecanismos travados e elimina a umidade.
    Você encontra WD-40 em supermercados, lojas de materiais de construção, lojas de automotivos, etc.
    Latinha azul e amarela com tampa vermelha!
    WD-40 está no mercado há 58 anos e foi desenvolvido inicialmente à pedido da NASA, nos EUA, para a proteção de mísseis espaciais. A partir disso, devido à qualidade do produto, mais usos foram sendo descobertos e hoje WD-40 é o multiusos mais conhecido no mundo todo. Suas aplicabilidades vão desde limpeza, proteção, até desmoldagens, limpeza de contatos elétricos / eletrônicos.
    WD-40 é o único produto que foi homologado para uso em aviões e helicópteros no Brasil.
    Não existe nenhum outro produto com as mesmas funções de WD-40.
    A fórmula de WD-40 é a mesma desde que foi criado. Seu nome “WD-40” vem de “water displacement” – dispersôr de água e o número 40, significa que a fórmula foi re-elaborada / transformada 40 vezes até que fosse obtido o resultado desejado.
    O sucesso de WD-40 está no fato de sua fórmula (secreta), não possuir solvente. Por isso WD-40 não ataca tintas, plásticos (polímeros), borrachas, metais e tecidos. Também não conduz corrente elétrica até 12.000 volts.
    WD-40 elimina a umidade, limpa e protege, solta peças oxidadas e libera mecanismos travados, elimina rangidos e lubrifica mecanismos de baixo atrito.
    * Não aplicar WD-40 em leitores de CD / DVD, monitores em geral, lentes de câmeras fotográficas e displays digitais, pois WD-40 é um penetrante e forma uma película de proteção nas superfícies em que é aplicado e nestes casos, pode causar manchas, prejudicando a leitura óptica ou a formação de imagens. Consulte sempre o fabricante do equipamento. Leia atentamente às instruções do rótulo do produto (WD-40). Aplique sempre com o equipamento desligado e resfriado).

    Visite nosso Canal no YouTube!
    http://youtube.com/wd40brasil
    Atenciosamente,
    THERON MARKETING – Rua Professor Algacyr Munhoz Maeder, 2800-A – CIC – Curitiba – Paraná
    Telefone: 41.2109-8025 | e-mail: theron(a)wd40.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s