bicicleta, mobilidade urbana, trânsito

Pedalar na contramão

Devido ao grande número de ciclistas que andam na contramão, alegando ser mais seguro, reproduzo aqui um postagem feita no fórum da Bicicletada Curitiba para esclarecer o perigo de se andar na contramão.
Eu particularmente procuro sempre andar na no sentido dos carros, pelo lado direito, quando há cilcovias procuro usá-las, e apesar de proibido e pouco seguro, uso as canaletas do expresso, em último caso uso a calçada, sempre respeitando a todos.

Leia abaixo o artigo postado no fórum:

Ciclista imprudente não tem direito a reparação de danos por atropelamento
Fonte: TJSC (https://secure.jurid.com.br/new/jengine.exe/cpag?p=jornaldetalhejornal&id=84688&id_cliente=44253&c=5)

A 2ª Câmara de Direito Civil confirmou sentença da 2ª Vara da Comarca de Palhoça e negou indenização a José Luiz Mancia, em ação ajuizada contra Nilson Roberto da Costa e Arcelino Antônio Goulart. Ele andava de bicicleta, na contramão, quando foi atropelado por Nilson, que dirigia o carro de Arcelino.

Mancia reforçou, na apelação, os argumentos de que o condutor do carro agiu com imprudência, o que teria provocado o acidente. Adiantou, ainda, que trabalha como pedreiro autônomo e, pelas lesões sofridas, ficou sem desenvolver sua atividade, pelo que requereu indenização por danos morais e emergentes, além de lucros cessantes. O motorista e o dono do carro negaram tais afirmações e apontaram que o ciclista estava na contramão, de forma imprudente.

O relator, desembargador Sergio Izidoro Heil, negou a indenização a Mancia com base na legislação de trânsito, a qual prevê que, nas vias urbanas e ruas rurais de pista dupla, a circulação de bicicleta deve ocorrer nas bordas das vias e no mesmo sentido dos veículos. Depoimentos de testemunhas comprovaram que o motorista dirigia dentro das normas de segurança no trânsito. Já o pedreiro trafegava na contramão e na pista de rolamento.

“O condutor, ao contrário, dirigia de forma defensiva, pois, a fim de evitar o acidente, quase que parou o veículo. Ademais, agiu com presteza, socorrendo a vítima”, concluiu Heil. A votação foi unânime.

 
(Ap. Cív. n. 2007.031391-5)
 
Leia alguns dos comentários postados no fórum:
 
“Quem devia pagar os prejuízos sofridos pelo pedreiro é o governo. É muito fácil afirmar que ele estava em desacordo com o que diz o Código de Trânsito, mas e quem disse que ele sabia disso? Se a pessoa não tem carteira (muitos têm e não sabem da mesma forma) não sabe das normas de circulação. Sempre existiu o senso-comum que ciclista tem que andar na contra-mão. Ai reside a importância da educação de trânsito nas escolas, na mídia e junto à população em geral. Simples campanhas educacionais reduziriam em muito os gastos federais com acidentes e o passivo social que eles deixam.”
 
” O senhor ciclista que me perdoe, mas a justiça acertou. Andar na contramão é imprudência total.”

” Faço o mesmo trajeto para o trabalho todos os dias e garanto que na rua do expresso mais de 90% dos ciclistas pedalam na contra mão, e a maioria sem nenhum tipo de iluminação à noite.

Pra mim andar na contra mão é uma falta de respeito, principalmente com os pedestres. O cara vai olhar para os dois lados numa rápida de mão única?

Obviamente que em poucos casos realizo trechos na contra mão, por falta de melhores opções. Procuro andar em baixíssima velocidade e dou sempre a preferência para pedestres e veículos.

Se for atropelado por um veículo, assuma as consequências. Se você está no trânsito, respeite as leis de trânsito. Quanto à rua do expresso, não vou discutir, desrespeito a lei por falta de opção e sei que se me envolver num acidente não tenho direitos. Procuro ser prudente, dando a preferência aos ônibus e andando sempre na mão correta. Um retrovisor é essencial para andar na mão correta, coisa que poucos usam.”

É isso ae. That’s all folks!!

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5 thoughts on “Pedalar na contramão”

  1. Um absurdo estes ciclistas andarem na contramão. Fui atropelada por um destes malucos , a uma velocidade impressionante , em uma descida e o impacto foi tão forte que desmaiei e tive que dar dois pontos na cabeça . Fora todos os transtornos que tive depois disso com dores de cabeça , exames diversos , e um mês em casa sem poder trabalhar devido a dores e o olho roxo . E o ciclista ? Vai saber , ele foi embora , ninguém chamou a polícia e ficou por isso mesmo . Tinham que ter chamado a polícia e feito um boletim de ocorrencia , no mínimo !!!

  2. Andar na contra mão é pedir para morrer, além de perigo para pedestres é muito mais perigoso para os ciclistas, por que um motorista saindo da garagem, esperando em uma preferencial ou mesmo saindo de uma vaga de estacionamento, seus olhos estão voltados para trás e quando eles arrancarem se você tiver a falta de sorte de estar na frente do carro…

    1. No DETRAN ensinaram isto?? Curioso, que te falou isto, tão ensinando errado agora ou nem sabe o que falam??
      Se vc já dirigiu carro sabe que é muito mais fácil ver um ciclista indo na mesma direção do que deparar com um vindo na contramão, sem contar que em caso de uma colisão se você estiver na contramão o impacto será muitas vezes maior. A bicicleta é um veiculo de transporte, não motorizado porém é um veículo, por isto devemos usar a mesma via e no mesmo sentido dos demais veículos, infelizmente nossa culutura ainda não está adaptada a isto, por a necessidade de se colocar ciclofaixas, ciclovias, sinalizações e multas mais pesadas para infratores do trânsito, os “mautoristas”.
      Num ponto eu concordo com você, em qualquer situação em que você esteja a pé ou de bike, o contato olho no olho é importante, pois parece que intimida a pessoa e ela não o vê como um simples objeto estorvando o seu caminho, como muitos motoristas ignorantes julgam. Outro ponto no qual concordo é em usar calçada, e até mesmo a canaleta, desde que com muita cautela, pois infelizmente atualmente do jeito que está o trânsito não é recomendável arriscar a pele andando em certas ruas junto com os carros, ônibus e motos. Mas vejo o futuro próximo com bons olhos, muita coisa já está acontecendo, mudanças na política pública e na consciência dos cidadãos. Vamos continuar a fazer nossa parte, nossa cidadania, divulgando os benefícios da bike, fiscalizando e denunciando as coisas erradas e cobrando soluções dos políticos.

      Viva a bike.

      Abs.

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