A distância que aproxima.

A distância que aproxima.

Como ultrapassar um ciclista

O respeito ao ciclista deve existir não apenas porque está na lei, mas acima de tudo porque é a coisa certa a ser feita. Usar um veículo de uma tonelada de aço para ameaçar uma pessoa é, no mínimo, uma atitude covarde e desrespeitosa.

É mais simples do que parece: sinalize e mude de faixa e reduza a velocidade para fazer a ultrapassagem com segurança. Não force a passagem nem tire “fina” do ciclista — isso pode causar acidentes gravíssimos.

Não é preciso ter fita métrica: a questão não é se o carro passou a 1,49 metro ou a 1,51 metro do ciclista, mas se houve de fato uma ultrapassagem segura para ambos. Na dúvida, use o bom senso!

Quando estamos de bicicleta nas ruas, entendemos perfeitamente que seu tempo é precioso. Mas você também precisa entender que sua pressa não vale a nossa vida.

http://bit.ly/irevirdebike

3 respostas em “A distância que aproxima.

  1. oi sou ciclista apaixonado pelo esporte e concordo em termos de segurança, mas também entendo que nem sempre dá pra tirar os 1,5 m pois as vezes estamos em area urbana com excesso mas também percebi que qdo estou nos centrões da vida os carros esperam uma boa oportunidade de ultrapassagem, consciência muitos tem e respeitam, o problemas são os poucos retardados que acham que o trânsito é só dos carros, onde sabemos que transito até para os animais tem direito.
    quando usei a palavra retardado, realmente foi no sentido pejorativo, pois a maioria dos especiais dão mais valor a vida do que certos fulanos que se acham “normais” um enorme abraço à essa iniciativa.

    wendell curitipa PR

    • sim, quem dirige sabe que nas ruas 1,5m é quase impossível, mas acredito que com bastante informação e propagandas educacionais frisando esta distância sirva para ao menos os carros não passarem tirando finas que ameaçam a vida dos ciclistas, o que as pessoas tem que é se ligar que ali tem uma vida assim como a dela e que todos modais tem direito a circular com segurança respeito e tranquilidade. Como você disse, consciencia muitos tem e estes estão de parabéns, o problema é justamente estes retardados (concordo) que ameaçam a integridade dos demais. Falou tudo e disse amigo.

      Um grande abraço.

      Paz.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s